FILOSOFIA_DE_GAVETA

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O que é ser feliz?


" A vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno."


Ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar. É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque.

'É ser sempre jovem, mesmo se os cabelos embranquecerem. É contar histórias para os filhos, mesmo se o tempo for escasso. É amar os pais, mesmo se eles não o compreenderem. É agradecer muito, mesmo se as coisas derem errado. É transformar os erros em lições de vida.'


Augusto Cury




Falar de felicidade não é fácil, listar o que nos faz feliz não é fácil. Muitos dirão que para ser feliz é necessário casa, comida, dinheiro, lazer, carro, coisas que alimentam não só a alma, mas o ego também, pois eu tenho outra visão do que é ser feliz, pra mim ser feliz é ter com quem compartilhar os dias bons, os dias ruins, é ter uma família que mesmo que esteja distante como a minha está, mas sei que é só eu pegar o telefone , ligar que sei que do outro lado da linha terei uma palavra de carinho, é ter um emprego e uma casa, pois saindo do emprego depois de um dia exaustante sei que chegarei na minha casa e terei minha família me esperando com um sorriso, é ter meu cachorro que mesmo que eu não de atenção ele está aí pronto para me dar um gesto de carinho somente se eu olhar para ele, é poder enxergar as cores, ouvir os sons, tocar as coisas, sentir os cheiros e andar por onde quiser, sentir o calor do sol, o orvalho de manhã cedo e admirar a lua em todas as suas faces, é sentir a chuva no rosto, o vento na pele, é ter um Deus para me agarrar nas horas mais difíceis da vida onde por momentos que achava que tudo estava perdido, é amar e poder ser amada. Pra mim a felicidade está nas coisas simples da vida, no sorriso das minhas crianças que tem tão pouco, mas se contentam com um gesto de carinho e uma palavra amiga, um elogio. Esse é o meu conceito de felicidade, não tenho grandes ambições me contento com o suficiente, porque o que é de menos falta e o que é demais estraga.

E pra você, o que é necessário pra te fazer feliz?

J.S.

9 comentários engavetados

Anônimo disse...

Felicidade é um sentimento que usamos ele a todo momento, ele não para no tempo e nem nos nossos pensamentos, é a soma de tudo aquilo que vivemos ou experimentamos, muitos buscam a felicidade no exterior, fora de seu contexto, enquanto que para ser feliz precisamos ser feliz em todas as circunstâncias, independente do que temos, seja na abundancia ou na falta, em tudo na vida devemos sempre buscar o lado bom das coisas, ser feliz é ser compreenssivo com o que tem, é se agradar do que possui, e superabundar em amor, e não buscar a felicidade de uma maneira ilicita, para não desmornar a trsiteza amarga do fracasso, porque porque para ser feliz temos que fazer alguém feliz, assim colheremos ela com todos os seus atributos paz jOSIANE, seutexto me inspirou ese comentário espero que não se importe,, boa semana!!Amigo de CRISTO

Luna disse...

Quando me lembro de algumas coisas na minha vida, como ter um tio a 2 anos internado num CTI sem que os médicos descubram o que ele tem, ou eu ter perdido minha casa num incêndio, eu também me lembro que pra ser feliz basta estar viva e querer. Na verdade de material não precisamos de nada. Precisamos de Deus no coração e de um olhar que nos permita ver a beleza do que é simples na vida, que é o que realmente importa.
Mil beijos.

Anônimo disse...

Ser feliz pode ser difícil encontrar a definição certa...mas sem dúvida é ter fé e confiança em Deus para realizar as conquistas durante a vida...

Renato disse...

Ser feliz... É poder estar aqui e partilhar, poemas, contos, textos com você, ´poder acordar pela manhã e ver o Sol.
Abraços forte

LISON disse...

SAUDAÇÕES!
AMIGA JOSIANE,
Um belíssimo texto cheio de vida que motivam a todos a valorizar o que nos cercam...Ser feliz é buscar o caminho do meio e sempre se pautar a aceitar as coisas certas, e nos conformar, mesmo que ainda não dispomos!
Parabéns pelo lindo Post!
Abraços!LISON.

Júlio [Ebrael] disse...

Não sei o que pode ser para os outros amigos, mas para mim duas coisas são os alicerces da felicidade na vida: saúde e cabeça no lugar. SE não se têm saúde, tudo que fazemos na vida é pra curar ou diminuir o sofrimento causado pelas doenças, isso qdo as doenças não nos obrigam a nos afastarmos das atividades diárias.

Cabeça no lugar, pois qdo fazemos as coisas do jeito certo, segundo nossa consciência de justiça (certo e errado), evitamos tropeços, ou os diminuimos, Se diminuimos os erros, perdemos menos, e os tempos felizes superam os tempos difíceis.

Bjs!!

Victor S. Gomez disse...

Oi Jo
Passei por aqui para tomar um cafezinho e te desejar uma boa noite.
Somos felizes quando primeiro gostamos de nós mesmo. bj

Rosemary Quintas disse...

Amiga Josiane

Parabéns pelo seu blog!!

A felicidade,primordialmente, está em cada um de nós,está no amor por Deus e por estarmos vivos e sadios.Também,ela se mostra nas pequenas atitudes, gestos e/ou palavras.
E,nos pensamentos puros e positivos de cada um de nós.

Desejo a você um ótimo fim de semana.

Um grande abraço.
Rosemary Quintas.

Anônimo disse...

Oi Jo!
A escolha do tema foi formidável.
Parabéns o texto ficou lindo!
Felicidade vem do intimo e reflete em tudo na vida da pessoa, essa é uma visão minha sobre esse sentimento.
A maturidade trouxe segurança para que eu pudesse entender que a felicidade não se trata de uma permanência, mas de um estado de espírito. Se na vida temos altos e baixos, fracassos e recomeço. Percorrer caminhos com objetivos e enfrentando superações sentimos momentos de felicidade. Imagina quando se chega à realização. É a tal felicidade!
Mas cada um sente a sua de forma diferente. O importante mesmo é ser feliz, procurar ser feliz!
Veio a mente alguns momentos de felicidades:

- Acordar todos os dias e receber aquele olhar como se eu fosse à pessoa mais importante do mundo, depois escutar: Bom dia Mamãe, eu te amo!

- Às vezes no meio da noite sentir um abraço bem forte do homem que eu escolhi para viver “Até que a morte nós separe” e dormir assim até amanhecer o dia.

- Me sinto feliz quando estou só comigo mesma. Não preciso de nada e nem de ninguém para encontrar paz. Meus pensamentos me bastam...

Apenas alguns momentos especiais meus...

Forte abraço,
Questionadora

 
BlogBlogs.Com.Br