FILOSOFIA_DE_GAVETA

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.




O palestrante é membro eleito do Board of Directors of the International Association of Group Psychotherapy. Conselheiro do Instituto Nacional de Capacitação e Educação para o Trabalho "Via de Acesso". Professor de cursos e workshops no Brasil e no Exterior.
Em pesquisa realizada em março de 2004, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia, os entrevistados colocaram o Dr. Içami Tiba como terceiro autor de referência e admiração - o primeiro nacional.

  • 1º- lugar: Sigmund Freud;
  • 2º- lugar: Gustav Jung;
  • 3º- lugar: Içami Tiba.


    1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

    2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

    3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

    4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.


    5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

    6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

    7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome
    . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.


    8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.


    9. É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.


    10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

    11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.


    12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar dis cutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.


    13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.


    14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.


    15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdend o.


    16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.


    17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.


    18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).


    19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará q ue a socieda de terá que engolir também.


    20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.


    21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.


    22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.


    23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.


    24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

    25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto f inal.


    26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.


    Frase: "A mãe(ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."










3 comentários engavetados

Anônimo disse...

Esse e o texo mais machista que eu já li. Pelo amor de Deus, nao se deixem enganar por um diploma de merda. Criem seus filhos com educacao e amor, nao crie um cachoro ou um subordinado, porque familia nao e uma empresa, e o bem mais precioso da vida.
"Mães, muitas são loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele)."
Pense nisso antes de elogiar esse lixo de texto.
"A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita."
Se o seu filho estiver passando por alguma dificuldade, qualquer que seja, segure em sua mao e o ajude a enfrentar e superar.
"Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias."
Pelo amor de Deus, MAES, mulheres, voces passaram anos lutando por respeito e independencia. Nao abaixe a cabeca, pricipalmente se tratando so seu filho. Ou vai sentar e espera tambem ate que o homem da casa fique calminho?
Educacao e algo totalmente diferente de ordens. De educacao ao seu filho e ordens aos seus empregados. Respeite o seu filho e ele te respeitara. Imponha limites, mas aceite que eles nao sao como e o que voce quer. Ajude-os serem bons e terem carater, mas faca isso com mae e pai e nao como donos.

Anônimo disse...

Apesar de escritas palavras duras, o texto em si trata de muitas coisas que estão erradas em nossa sociedade. Os filhos não respeitam mais os pais, professores, avós.. Acham que tudo podem, e que pai e mãe têm que satisfazer todas as suas vontades. Mães que trabalham fora trazem consigo a culpa de abandonar seus filhos aos cuidados de estranhos (creches ou babás) e acham que a melhor maneira de recompensá-los é fazendo suas vontades. As crianças não respeitam os professores, acham que "pagam" seus salários e por isso não lhe devem nenhum tipo de consideração. Nossos "anjinhos" não aceitam serem contrariados. Quantas vezes encontramos crianças mal saídas das fraldas que não tem um pingo de educação. Falta-lhes amor de mãe e de pai? Talvez não. Falta firmeza ao corrigir uma falta do filho. Em dizer o que pode e o que não pode. É inadmissível passar a mão na cabeça e encobrir seus erros. Pagar propina a policiais corruptos para liberar um carro que acabou de atropelar um jovem de 18 anos. Ignorar que seu bebê ateou fogo a um homem que dormia em uma parada de ônibus, achando que era um mendigo. Diploma de merda? Acho que não.

Anônimo disse...

creio ! para comecar uma pessoa que inicia uma critica . expressando-se ofensivamente e atraves de palavroes ! com uma atitude feminazi , deveria educar-se mais para poder transmitir algo concreto ao seu filho . e por essas atitudes rotulatorias e que vivemos em atual desrespeito ao humano . a familia e o micro do macro . acho que dr tiba esta certo . viva o respeito ao ser humano e isso depente da raiz ,cabe a nos transmitir os conceitos da moral educacao , e honestidade .

 
BlogBlogs.Com.Br