FILOSOFIA_DE_GAVETA

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Porta do lado



A PORTA DO LADO




Em entrevista dada pelo médico Dráuzio Varella, disse ele que as pessoas têm um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada. E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...
É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu, na garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia. Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas pessoas melhor e de outras pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes. Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença. O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do pacote. Que 'audácia' contrariá-los! São aqueles que nunca ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e, às vezes, saio por ela também. É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemas podem ser resolvidos assim, rapidinho.
Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas, um deixar barato. Eu ando deixando de graça...
Pra ser sincero, vinte e quatro horas têm sido pouco pra tudo o que eu tenho que fazer, então, não vou perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar o meu dia. Então, eu uso a 'porta do lado' e vou tratar do que é importante de fato.
Eis uma chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado.
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague seu
dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se: o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.

A 'porta do lado' pode ser uma boa entrada ou uma boa saída...

8 comentários engavetados

Valéria Mello disse...

Li uma vez:" é preferivel ficar calado e as pessoas acharem que vc é idiota,do que abrir a boca e todo mundo ter certeza".

Gostei do post.

Bjim

Anônimo disse...

Jô,

Eu acho o texto óptimo. É algo que eu estou a aprender também, em algumas circunstâncias, já faço muito bem e sinto-me muito feliz!

Beijos
Luísa

joselito disse...

Não deixa de ser uma "solução" para o problema, mas, a maioria das pessoas tem a grande capacidade de se indignar por pequenas coisas, porque são mais próximas, dizem mais, do que com as grandes coisas que os nossos governantes aprontam. Acabam parecendo muito longe.

Josiane Szargiki disse...

Kit, isso é uma verdade mesmo..sempre ouvi dizer que temos dois ouvidos para ouvir mais e uma só boca que é pra falar menos..bjo

Josiane Szargiki disse...

Lu, obrigada querida!

Bjo

Josiane Szargiki disse...

Jotabe, a coisa é bem por aí mesmo!

bjo

Principe Encantado disse...

Deixemos os espinhos pois são pequenos demais e aproveitemos o perfume das rosas.
Bom final de semana

"Todos os dias Deus nos dá um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.
O instante mágico é o momento em que um "sim" ou um "não" pode mudar toda a nossa existência"

Abraços forte

Denise disse...

è preciso saber viver..saber viver...

E esta em nós a escolha não é?

bom demais tudo por aqui
Volto!

 
BlogBlogs.Com.Br