FILOSOFIA_DE_GAVETA

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Desiderata -Max Ehrmann


Caminha calmo entre o ruído e a pressa e pensa na Paz que podes encontrar no silêncio. Na medida do possível e sem render-te mantem boas relações com todas as pessoas.

Diz a tua verdade, de uma maneira tranquila e clara, e ouça aos demais, inclusive ao teimoso e ao ignorante, pois eles também têm a sua própria história. Evite as pessoas barulhentas e agressivas; pois elas são um desgaste para o espírito.

Não te comparares aos outros, o que o tornaria presunçoso ou amargo, pois sempre haverá alguém acima e abaixo de você.

Desfrute de seus êxitos, bem como de seus planos.

Mantenha o interesse na sua profissão, por mais humilde que seja, ela é um verdadeiro tesouro no infortuito mudar dos tempos. Seja cauteloso em teus negócios, pois o mundo esta cheio de enganos, mas não se torne cego para a virtude que existe: muita gente luta por grandes ideais, e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos.

Seja você mesmo. Sobretudo, não simule afeição, e não seja leviano com relação ao amor: diante de tantas asperezas e desenganos, ele é perene como a relva.

Acata docilmente o conselho dos anos, abandonando com altivez as coisas da juventude.

Alimente a força de espírito que o protegerá na sorte inesperada. Mas não se desespere com perigos imaginários: muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

Além de manter uma saudável disciplina, seja gentil consigo mesmo.

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui! E mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. Assim, esteja em paz com Deus, qualquer que seja sua idéia dele. E quaisquer que sejam os seus sonhos e aspirações, na cansativa luta da vida, mantenha-se em paz consigo mesmo.

Apesar de todos os enganos, problemas e sonhos desfeitos, este ainda é um mundo maravilhoso.

Entusiasme-se. Esforça-te a ser feliz!

"DEUS É UM SÓ E NÃO ESTÁ EM RELIGIÕES OU IGREJAS, MAS DENTRO DOS CORAÇÕES PUROS"





0 FILOSOFOS ENGAVETADOS

 
BlogBlogs.Com.Br